# O ideal é estabelecer as suas prioridades e organizar seus afazeres, de modo a conseguir dispor diariamente de tempo para se dedicar ao seu filho: trocas de carinho, conversas, brincadeiras, jogos, leituras, passeios; tempo para fazerem atividades variadas juntos, e também tempo para simplesmente estar por perto, disponível.
# Se você precisa trabalhar muito, faça com que o pouco tempo em que está disponível seja um tempo de muita qualidade. Evite dizer o tempo todo “estou ocupado/a”. Muitos pais ficam fisicamente próximos de seus filhos, mas com a atenção distante. Essa atitude transmite falta de interesse, fazendo a criança se sentir pouco importante e não-amada.
# Dedique pelo menos 20 minutos todos os dias de um “tempo de qualidade especial” para seu filho. Esse tempo especial é um tempo no qual você se concentra exclusivamente nele, dando-lhe uma atenção intensa, focalizada. Pode ser usado para conversar, ler juntos um livro; para brincar com uma criança pequena ou para participar das atividades de uma criança maior.
# Converse bastante com seu filho. Conversem durante as suas interações do dia a dia (nas trocas de fralda e de roupa, durante as refeições, na hora do banho); em deslocamentos; durante as brincadeiras, jogos, leituras e passeios.
# Ensine seu filho a falar conversando com ele: dê nome aos objetos ao redor; descreva as tarefas que você faz no dia a dia; faça comentários sobre as coisas que vocês veem fora de casa. Procure falar de forma clara e simples.
# Estimule seu filho a falar mais. Faça perguntas e escute as respostas. Procure fazer mais perguntas do tipo “abertas”, que não podem ser respondidas dizendo apenas “sim” ou “não”. Preste atenção quando seu filho falar com você. Faça comentários sobre aquilo que ele disse.
# Procure manter certas rotinas em seus horários, pois elas dão à criança um senso de estabilidade e segurança: rotina matinal, de higiene, das refeições, de lazer (brincar, leitura, passeio), de arrumação, da hora de dormir.
# Com crianças pequenas, a prioridade deve ser dada para os prazeres simples: brincar com os bichinhos de pelúcia, ler um livro, rabiscar com giz de cera numa folha, montar um jogo, ouvir músicas e cantar juntos, andar de balanço na pracinha, jogar bola, fazer construções na caixa de areia, etc.
# Dê oportunidade para seu filho ter experiências variadas: ir junto levar o lixo para fora, apertar o botão do elevador e a campainha da porta, regar as plantas no jardim, examinar uma trilha de formigas, subir no trepa-trepa, descer no escorregador, observar a lua e as estrelas, plantar feijões, ajudar a preparar biscoitos, brincar com barquinhos e bichinhos numa piscina de plástico, etc.
# Passeie com seu filho por lugares variados: parques, praças, casa dos avós, supermercado, shopping, zoológico, jardim botânico, chácara com animais. No dia a dia, façam pequenos passeios a pé por locais bem próximos, como a pracinha da esquina, a padaria, ou uma volta pelas calçadas das ruas no entorno de onde vocês moram.
# Muitos aprendizados podem ocorrer nas suas interações diárias. Assim como apenas conversando com seu filho, você ensina ele a falar, você também pode ensinar para ele os números ("Quantos biscoitos você quer, um ou dois?” – mostrando); as cores (“Qual camiseta você quer usar hoje, esta aqui verde ou aquela ali com bolinhas azuis?"); e as letras ("Você pode por favor apertar o botão do T de térreo para nós?").
# Ofereça brinquedos e jogos que sejam seguros e adequados para a faixa etária de seu filho. Não é necessário que sejam os brinquedos caros que estão na moda. Bem mais importante do que gastar dinheiro com bens materiais é dedicar diariamente um pouco de tempo para brincar junto com seu filho.
- De 1 a 2 anos: Bonecas de tecido e bichos de pelúcia, brinquedos de encaixe de formas, carrinhos de empurrar e puxar, brinquedos de montar e desmontar, recipientes para encher e esvaziar.
- De 2 a 3 anos: bolas, brinquedos para praia ou piscina, utensílios de cozinha e comidinhas de brinquedo, um carrinho grande para puxar, subir nele ou levar seus brinquedos dentro dele, blocos de brinquedo para empilhar, brinquedos de encaixar e desmontar, carrinhos, trenzinhos, bonecas.
# Leia livrinhos de histórias desde cedo para seu filho. As crianças para quem se lê quando são pequenas são mais propensas a serem boas leitoras quando são mais velhas. Nessa idade, não é necessário ter muitos livros, pois cada história terá de ser contada muitas e muitas vezes.
# Ouçam músicas infantis, cantem juntos. Ouçam também outros tipos de músicas que você goste, com instrumentos diferentes e de gêneros variados.
# Faça com que seu filho sinta prazer aprendendo junto com você. Para conseguir isso, realize as atividades de aprendizagem de forma divertida, em um clima de carinho e respeito. Evite qualquer forma de cobrança ou pressão.
# Crianças menores de 2 anos não devem ser expostas à televisão e outras telas (videogame, computador, telas de telefone ou tablet). O cérebro da criança se desenvolve rapidamente durante os primeiros anos, e uma criança pequena aprende melhor interagindo com pessoas do que com telas. Crianças maiores de 2 anos podem assistir a programas de TV ou filmes de boa qualidade ou brincar com joguinhos educativos no computador, tablet ou celular, por até uma hora por dia (como a soma de todas as telas).
# Estimule seu filho a ser gradualmente mais independente: comer sozinho, tirar a roupa e vestir-se, lavar as mãos, usar o banheiro. Dê a ele a oportunidade de fazer algumas escolhas simples, oferecendo um número limitado de opções: lanchar biscoitos ou um pedaço de bolo; vestir a camiseta da Minie ou a de florzinhas.
# Façam tarefas domésticas juntos, com o seu filho imitando você com utensílios de brinquedo: varrendo com uma vassoura de brinquedo, preparando “comidinhas”, lavando louça de plástico, fazendo jardinagem com uma pazinha. Seu filho também pode colocar a roupa suja no cesto e ajudar você a levar o lixo para fora.
# Estabeleça limites de comportamento e pratique uma disciplina afirmativa. Isso vai ajudar seu filho a desenvolver autocontrole, aprender a respeitar os outros e compreender o que é certo e o que é errado. Para serem efetivos, os limites devem ser claros e consistentes. A disciplina deve encorajar o bom comportamento e corrigir aquele que é inaceitável, através de respostas pensadas, previsíveis e apropriadas à idade da criança. Veja mais detalhes na seção Limites e Disciplina com crianças pequenas.
# Uma alimentação saudável é importante para um bom desenvolvimento físico e intelectual. Ensine bons hábitos alimentares fazendo de seus próprios hábitos alimentares um ótimo exemplo para seu filho. Mantenha sua casa o mais livre possível de alimentos indesejados, de modo que no dia a dia seu filho não tenha outras opções senão a de comer aquilo que é certo.