Caso essa habilidade ainda não tenha sido desenvolvida com as atividades da 4ª Etapa, será estimulada com o Desafio das Vogais e o Desafio das Consoantes, constantes nesta página.
Seções:
5.3 - Desafio das Vogais
5.4 - Desafio das Consoantes
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5.3 - Desafio das Vogais
Material necessário: Fichas com figuras cujos nomes iniciam por vogais e fichas com as 5 vogais. Imprima a folha com as fichas em anexo. Para ficar mais bonito e resistente, você pode imprimir em papel mais espesso (couchê 210g). Recorte as fichas nas linhas divisórias.Modo de jogar: Espalhe as fichas sobre a mesa, com as faces voltadas para cima, colocando à esquerda as fichas com as vogais (ordenadas) e à direita as fichas com as figuras (embaralhadas). Explique para a criança que você quer saber com que letras começam os nomes de alguns objetos. Pegue uma ficha com uma figura conhecida, por exemplo, a da igreja. Pergunte “Qual é a primeira letra da palavra igreja?” – pronunciando bem a letra “I” inicial. Se a criança acertar, coloquem a ficha da igreja ao lado da ficha da letra I, e continuem com as fichas seguintes, em ordem aleatória e sempre pronunciando bem o som da vogal inicial das palavras. Se a criança errar, fale assim: “Não, ‘ii-greja’ não se escreve com 'aa', senão ficaria 'aa-greja'. Com que letra se escreve 'ii-greja'? Com ‘aa’, com ‘ee’, com ‘ii’, com ‘oo’, ou com ‘uu’?”. Continue a atividade, até classificarem corretamente todas as fichas. Repita após alguns dias, quantas vezes forem necessárias para a criança ficar bem segura.
5.4 - Desafio das Consoantes
Material necessário: Fichas com figuras cujos nomes iniciam por consoantes e fichas com as consoantes. Imprima as folhas com as fichas em anexo. Para ficar mais bonito e resistente, você pode imprimir em papel couchê 210g. Recorte as fichas nas linhas divisórias.Modo de Jogar: A atividade será realizada aos poucos, ao longo de vários dias, com um par de letras de cada vez. Da primeira vez, separe somente as fichas das letras R e S e suas respectivas figuras.
- 1ª Parte: Espalhe as fichas sobre a mesa, de um lado a letra “R” e as figuras cujos nomes começam com “R”, e de outro lado a letra “S” e as figuras cujos nomes começam com “S”. Explique para a criança que as palavras do 1º grupo começam com “R”, e leia o nome delas em voz alta, arranhando bem o “R”. Peça para a criança repetir com você: “rrato, rrelógio, rrosa, rrobô, rralador, rrio...”. Depois, faça o mesmo com a letra “S”. Mostre a letra “S” e diga o seu nome. Pegue uma figura e pronuncie o seu nome, assoprando bem o “S” inicial: “ssapo”. Peça para a criança repetir com você: “ssapo”. Faça o mesmo com as outras figuras: “ssorvete, sserrote, ssuco, ssabonete, ssino”.
- 2ª Parte: Se a criança pareceu entender bem, proponha o desafio. Embaralhe as figuras e peça para que ela classifique as figuras, colocando-as junto da letra “R” ou junto da letra “S”, conforme o som inicial dos seus nomes. Você vai ajudando, carregando na pronúncia das consoantes: “Então, vamos começar com o rato. Onde vai o ‘rrato’, com o ‘é-rre’ ou com o ‘é-sse’?”. Você vai corrigindo se necessário: “Não, acho que o ‘rrato’ não começa com ‘é-sse’. Pensa melhor! A gente fala ‘rrato’ com som de ‘é-rre’ ou com som de ‘é-sse’?”. Continuem, até classificarem corretamente todas as figuras.
Nas duplas B/D, P/T e M/N, enfatize a forma diferente de pronunciar cada uma das letras da dupla, uma delas com os lábios fechados e a outra com os lábios abertos e a língua encostando na parte de trás dos dentes superiores. Nas duplas X/Z e F/V, enfatize o som chiado do X, assoprado do F, e a vibração na pronúncia do Z e do V. As outras combinações podem ser L/J e C/G.
Quando seu filho tiver conseguido fazer a atividade com todas as duplas de letras, misture ou junte algumas duplas. Por fim, o grande desafio: separe todas as letras (tanto as vogais do Desafio das Vogais quanto as consoantes do Desafio das Consoantes) e mais duas ou três figuras de cada letra, e peça para seu filho classificar todas as figuras.