Quando é possível iniciar:
Após os 3 anos de idade, dependendo do interesse da criança.
É importante estar estimulando o aprendizado geral (ver 1ª Etapa) e estar estimulando o gosto pela leitura (ver 2ª Etapa).
Objetivo:
Conseguir identificar quase todas as letras do alfabeto, dizendo seus nomes e relacionando cada letra a pelo menos uma palavra iniciada por ela.
Por exemplo: A de avião, B de bola, C de casa e de carro, D de dado, E de estrela, F de Fabio (o nome da criança), G de gato, I de igreja, J de jacaré, L de lobo, M de mamãe, N de nariz, O de ovo, P de pato e de papai, Q de queijo, R de rato, S de sapo, T de térreo (do botão do elevador) e de trem, U de uva, V de vaca e de vovó, X de xícara e Z de zebra.
Como fazer:
Primeiramente, leia a seção Como Realizar as Atividades.
Comecem fazendo regularmente as três atividades iniciais: mostrar letras no dia-a-dia, brincar com o alfabeto móvel encaixável e ler um livro do alfabeto ilustrado.
Após alguns meses, quando a criança já estiver conhecendo várias letras, façam também algumas das atividades adicionais, como jogar o bingo dos animais e os jogos online.
Seções:
· Atividades Iniciais da 3ª Etapa
3.1 - Mostrar letras no dia a dia
3.2 - Alfabeto móvel encaixável
3.3 - Ler um livro do alfabeto ilustrado simples
· Atividades Avançadas da 3ª Etapa
3.4 - Letras avulsas de plástico
3.5 - Jogo Pedagógico: Bingo dos Animais
3.6 - Jogos Online