# Disposição e Ambiente
Sempre que for realizar alguma atividade que exija atenção e concentração da criança (seja uma brincadeira, um jogo ou a leitura de um livro), certifique-se antes de duas condições:- A criança precisa estar bem disposta, sem fome, sono ou cansaço.
- O ambiente deve estar organizado, sem excesso de estímulos visuais e sonoros.
A TV deve estar desligada. Cuide para não ser interrompido/a pelo telefone/celular.
# Clima lúdico e encorajador
- Realize as atividades com seu filho de forma divertida, carinhosa e respeitosa.
- Seja positivo/a e mostre entusiasmo.
- Ajude seu filho a compreender que os erros fazem parte do aprendizado, evitando qualquer tipo de reprovação e elogiando os progressos que ele realiza.
- Não há contagem ou limite de tempo. A criança precisa poder pensar com calma e tranquilidade, sem se preocupar com a velocidade.
- Não há competição para ver quem é o melhor ou o mais rápido. O máximo de competição que os jogos oferecem é aquela que depende de sorte, como num bingo ou num jogo de percurso com dados, por exemplo.
# Quando é possível realizar cada atividade
As atividades recomendadas estão distribuídas pelas etapas sucessivas em uma ordem crescente de complexidade e de dificuldade. Isso tem o objetivo de favorecer que a criança realize atividades adequadas ao seu nível de desenvolvimento, evitando que se frustre tentando realizar sem sucesso atividades para as quais ainda não esteja preparada.Entretanto, o que deve falar mais alto, sempre, é a capacidade da criança. Se ela não estiver gostando de uma determinada atividade, ou não conseguir realizá-la, não insista. Deixe passar um tempo, fiquem fazendo variações das atividades mais fáceis que a criança já consegue fazer bem e, mais adiante, tentem novamente.
# Concreto x Virtual
Quando, para o desenvolvimento de determinada habilidade, houver opções de atividades concretas (como livro, brincadeira ou jogo pedagógico) e virtuais (como animação ou jogo online), é sempre preferível iniciar pelo concreto e deixar o virtual para depois, como um reforço ou variação.# Companhia
As atividades devem ser realizadas na companhia de um adulto, que vai explicar o que deve ser feito, ler para a criança as palavras e os nomes das figuras, orientar e incentivar.# Duração e Frequência
A maioria das atividades foi planejada para ser realizada em sessões curtas, de cerca de 15 a 20 minutos de duração. Os jogos mais longos devem ser realizados por etapas, ao longo de alguns dias. É importante observar as reações da criança: quando perceber que houve diminuição do interesse e da atenção, está na hora de encerrar a atividade.A frequência de realização das atividades de alfabetização é variável, dependendo de fatores como idade, interesse, tempo que a criança passa na escola, etc. Não deve ser exagerada, para não tirar o tempo de brincar livremente.